sexta-feira, 29 de abril de 2016

Visitas ao Parque Estadual do Desengano

Nos dias 28 e 29 de março de 2016, foram realizadas visitas ao Parque Estadual do Desengano, cuja área abrange três municípios: Santa Maria Madalena, onde ficam os escritórios da parte administrativa, o auditório, uma pequena exposição sobre o parque, os alojamentos dos guias e dos guardas; São Fidélis; e Campos dos Goytacazes, onde se situa a maior parte do parque. Este local possui uma área de 22.400 hectares, sendo considerado o terceiro maior parque do Estado do Rio de Janeiro. A principal característica do parque é a pedra que dá o nome ao parque: a Pedra do Desengano, que tem 1.761 metros de altitude até o seu pico.

Estudantes das turmas de 1º ano do Ensino Médio Integrado com os guias do Parque - 29 de março de 2016.

Nossas visitas foram realizadas como premiação dos II Jogos Internos do IFF campus Quissamã, em parceria com a disciplina de Geografia, após proposta da Professora Jéssica Tavares. Foram contemplados os estudantes que disputaram as modalidades e participaram das Comissões de Organização. 

Professores Jéssica e Gabriel, com os estudantes das turmas do 2º e do 3º ano do Ensino Médio Integrado no Espaço Dercy Gonçalves.

Segundo relatos de alunos participantes, o parque é bem atrativo para as pessoas que gostam de áreas com uma relevante presença da natureza, pois durante a trilha feita, foi possível observar uma grande variedade de árvores e pássaros. Por essa grande variedade presente, o parque já contribuiu muito com pesquisas de fauna e flora, e já sediou vários eventos, como o “Vem passarinhar Rio”, um evento anual que tem o intuito de registrar imagens das aves. Sua grande importância para a fauna brasileira é exemplificada pelas 283 espécies de avifauna que podem ser encontradas lá, sendo 22 endêmicas e com população reduzida.

Professores e estudantes em parte da Cachoeira do Escorrega. 28 de março de 2016.

Além dessa grande diversidade de fauna e flora, o parque também possui um percurso de cerca de 200 km para realizar “a volta do desengano”, onde os participantes dão uma volta no Parque Estadual do Desengano. O percurso dura 3 dias. Começa em Santa Maria Madalena, passa por Campos dos Goytacazes, São Fidélis e depois retorna para Madalena. Somada ao exercício físico praticado, o evento é contemplado por uma linda paisagem, que pode ser apreciada durante todo o percurso.

Após a trilha, os alunos foram direcionados para a Cachoeira do Escorrega, uma cachoeira que fica nas dependências do parque. Ela recebe esse nome por conceder aos visitantes a possibilidade de escorregar nas pedras.

A estudante Samara Acsa, do 1º ano de Eletromecânica, relatou que gostou muito do passeio. “Eu tive a oportunidade de conhecer o Parque Estadual do Desengano e fazer uma das trilhas, gostei muito, aprendi várias coisas com o guia e pude conhecer um pouco mais de perto a fauna do parque, era uma trilha bem legal, não muito longa nem difícil. Após apreciar o parque, também pude conhecer a cachoeira do Escorrega, que fica dentro do parque. A cachoeira é um excelente atrativo pra quem procura diversão e 'tombos saudáveis'” - disse ela.


Texto organizado pelo bolsista de extensão Ramon Leandro Fernandes, a partir das colaborações de Samara Acsa do Nascimento, Jordan de Carvalho Moreira e Gabrielly de Jesus Barcelos.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário