sábado, 2 de abril de 2016

Visita Educativa e Cultural ao Bondinho do Pão de Açúcar


 
Estudantes e servidores do IFF Quissamã em visita aos Morros da Urca e Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.

No dia 4 de novembro de 2015, em atividade de nosso Projeto de Extensão, cerca de 50 alunos viajaram ao Rio de Janeiro para conhecer os Morros da Urca e do Pão de Açúcar. Participamos do projeto Educa Bondinho, que possibilita gratuitamente às escolas públicas, conhecer a história e passar pela experiência deste inusitado e belo meio de transporte a um dos principais pontos turísticos do mundo. Para isso, contamos com o acompanhamento de um guia, que durante o trajeto apresentou informações sobre a história local e também dos arredores, como o morro Cara de Cão, onde Estácio de Sá fundou o Rio de Janeiro, em 1 de março de 1565. 

A maioria dos alunos nunca havia andando de bondinho. Eles ficaram impressionados, tanto com a sensação de se deslocar de um lugar a outro sem contato com o solo, passando entre as nuvens, quanto com a paisagem, que é ainda mais bela, vista de maneira panorâmica.  Após o passeio, os alunos responderam a um questionário elaborado pela bolsista do Projeto Gabrielly Jesus. Com base nas respostas, ficou nítida a satisfação dos mesmos. Uma das questões a serem respondidas era se eles repetiriam o passeio: todos responderam que sim.

Apesar do tempo nublado, a vista é magnífica e o passeio foi excelente.

A estudante Letícia Aparecida, do 1º ano Integrado de Eletromecânica relatou que gostou bastante do passeio. Apesar de já ter ido ao Morro da Urca, não havia andado de bondinho: "Estou encantada com a beleza do Rio de Janeiro" - disse ela. 

Já o estudante Lucas Neubaner, do 2º ano Integrado de Eletromecânica, disse que o passeio foi ótimo, e, "apesar do tempo estar nublado e não conseguir ver toda a paisagem lá de cima, ficar entre as nuvens também foi algo único e maravilhoso."

Estudantes e servidores do IFF Quissamã no Morro da Urca. Ao fundo, réplica do antigo Bondinho.

 Crédito das fotos: Luiza Harab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário