Na última terça-feira, 13 de outubro, participamos do 1º Simpósio de Integração Acadêmica, na Faculdade Metropolitana São Carlos - unidade Quissamã, localizada no CIEP Brizolão 465.
Professor Gabriel, Gabrielly e Monaliza apresentando o pôster.
Para expormos nosso Projeto de Extensão "Cultura Corporal no Norte Fluminense: memória histórica e experiências", fizemos um pôster apresentando as informações encontradas nos jornais
"O Tagarela" e "A Idéa". Foi
um evento bastante interessante, onde tivemos a oportunidade de dialogar um pouco sobre as pesquisas desenvolvidas e de aprender com os demais participantes do evento. Foram variados pôsteres apresentados, contemplando diferentes assuntos. Os
participantes ficaram bem interessados e impressionados com as riquezas que
encontramos nesses jornais, como os torneios de malha e as festas de padroeiros. Eles interagiram sobre o assunto e especularam sobre a diminuição desses acontecimentos,
que existiam desde o século XX e recentemente não têm ocorrido, o que todos
concordamos que é uma grande perda para a cidade.
Algumas pessoas não conheciam a página Quissamã: Memória Viva, criada pela Dona Leninha para
divulgar seu trabalho no Espaço Cultural. O Simpósio foi, portanto, uma grande oportunidade
para que pudéssemos passar essa informação para mais pessoas.
Arguição feita por uma das avaliadoras.
No evento, também aconteceram
palestras sobre temas relacionados aos cursos existentes na FAMESC e uma apresentação de Ginástica Rítmica feita pelos estudantes de Licenciatura em Educação Física.
Já no segundo dia do
Simpósio, ocorrido no
dia 14 de outubro de 2015, tivemos uma palestra com o tema “Vocação, paixão e interação: a arte de estimular o pensamento”, ministrada pela Professora e Pedagoga Cristiane Barcelos.
A palestra
teve como objetivo estimular os alunos a pensarem o que pretendiam e que rumo
tomar depois que concluíssem a faculdade. Foram desenvolvidas dinâmicas que
serviram como um estudo de caso, de que atitudes um professor pode ter para conduzir
suas aulas. Em seguida, a Professora Cristiane enfatizou diferenças entre uma
escola “tradicional” e uma escola “sociointeracionista”, relatando as
principais relações Aluno/professor no contexto escolar. A palestrante esclareceu que o sociointeracionismo é uma teoria de aprendizagem com foco
na interação. Segundo ela, a aprendizagem acontece em contextos históricos,
sociais e culturais. Assim, o conhecimento real da criança é o ponto de partida
para o conhecimento potencial.
Parabenizamos os colegas da FAMESC pela realização do evento e agradecemos pela oportunidade de participar, divulgar um relato preliminar de uma das ações de nosso Projeto de Extensão, ocasião em que pudemos trocar ideias, ser arguidos pelos avaliadores, receber e contestar críticas a partir das argumentações, das fontes e do referencial teórico, práticas necessárias para o avanço da produção do conhecimento.
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