domingo, 18 de outubro de 2015

Participação no I Simpósio de Integração Acadêmica na FAMESC

Na última terça-feira, 13 de outubro, participamos do 1º Simpósio de Integração Acadêmica, na Faculdade Metropolitana São Carlos - unidade Quissamã, localizada no CIEP Brizolão 465.

Professor Gabriel, Gabrielly e Monaliza apresentando o pôster.


Para expormos nosso Projeto de Extensão "Cultura Corporal no Norte Fluminense: memória histórica e experiências", fizemos um pôster apresentando as informações encontradas nos jornais "O Tagarela" e "A Idéa". Foi um evento bastante interessante, onde tivemos a oportunidade de dialogar um pouco sobre as pesquisas desenvolvidas e de aprender com os demais participantes do evento. Foram variados pôsteres apresentados, contemplando diferentes assuntos. Os participantes ficaram bem interessados e impressionados com as riquezas que encontramos nesses jornais, como os torneios de malha e as festas de padroeiros. Eles interagiram sobre o assunto e especularam sobre a diminuição desses acontecimentos, que existiam desde o século XX e recentemente não têm ocorrido, o que todos concordamos que é uma grande perda para a cidade. 

Algumas pessoas não conheciam a página Quissamã: Memória Viva, criada pela Dona Leninha para divulgar seu trabalho no Espaço Cultural. O Simpósio foi, portanto, uma grande oportunidade para que pudéssemos passar essa informação para mais pessoas.

Arguição feita por uma das avaliadoras.

No evento, também aconteceram palestras sobre temas relacionados aos cursos existentes na FAMESC e uma apresentação de Ginástica Rítmica feita pelos estudantes de Licenciatura em Educação Física.

Já no segundo dia do Simpósio, ocorrido no dia 14 de outubro de 2015, tivemos uma palestra com o tema “Vocação, paixão e interação: a arte de estimular o pensamento”, ministrada pela Professora e Pedagoga Cristiane Barcelos.

A palestra teve como objetivo estimular os alunos a pensarem o que pretendiam e que rumo tomar depois que concluíssem a faculdade. Foram desenvolvidas dinâmicas que serviram como um estudo de caso, de que atitudes um professor pode ter para conduzir suas aulas. Em seguida, a Professora Cristiane enfatizou diferenças entre uma escola “tradicional” e uma escola “sociointeracionista”, relatando as principais relações Aluno/professor no contexto escolar. A palestrante esclareceu que o sociointeracionismo é uma teoria de aprendizagem com foco na interação. Segundo ela, a aprendizagem acontece em contextos históricos, sociais e culturais. Assim, o conhecimento real da criança é o ponto de partida para o conhecimento potencial.

Parabenizamos os colegas da FAMESC pela realização do evento e agradecemos pela oportunidade de participar, divulgar um relato preliminar de uma das ações de nosso Projeto de Extensão, ocasião em que pudemos trocar ideias, ser arguidos pelos avaliadores, receber e contestar críticas a partir das argumentações, das fontes e do referencial teórico, práticas necessárias para o avanço da produção do conhecimento.

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