sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Visita ao Espaço Cultural José Carlos de Barcellos


Na terça-feira, 4 de agosto, em nossa primeira visita ao Espaço Cultural José Carlos de Barcellos (ECJCB), pudemos adquirir interessantes informações e nos surpreender com algumas histórias. Nele, encontra-se reunido um rico acervo da história de Quissamã, composto por livros, jornais, revistas, fotografias e áudios – gravações mais recentes, do início dos anos 1990, que são registros da história oral da cidade, contada por muitos quissamaenses e preservada por dona Leninha. Os jornais, os quadros e demais materiais possuem como objetivo preservar a memória da cidade.

Quando chegamos ao ECJCB, fomos surpreendidos por um exemplar do jornal “A voz de Quissamã”, cuja primeira publicação data de 1938, sob responsabilidade de seu patrono José Carlos de Barcellos. Em seguida, em uma vitrine exposta na hall de entrada, visualizamos a moeda de alumínio de 1933. Esta moeda só era válida no município de Quissamã e era apelidada de “ficha”.

Muitos nomes importantes marcaram a história da nossa querida Quissamã. Dentre as pessoas que tiveram um marco para a construção e evolução de tudo que é história hoje, podemos citar o presidente da província do Rio de Janeiro, Dr. Feliciano Sodré, que inaugurou a estrada de Rodagem, ligando Conde de Araruama à Freguesia, em janeiro de 1926. 

Vale registrar que em nossa cidade o primeiro professor de Educação Física foi Luzenito Pessanha, na década de 1960, no Colégio Cenecista. Certamente este docente será lembrado durante nosso trabalho de pesquisa.



Também pudemos constatar vínculos com o Esporte na região, que estava muito ligado aos operários da Usina e demais comunidades. A corrida de cavalo – ou turfe – era um dos esportes mais praticados. Um fato curioso foi a utilização das madeiras desmontadas do Prado e destinadas à cercadura do campo de futebol, hoje denominado Estádio Municipal Antônio Carneiro da Silva (Carneirão). Fernando Barcellos, irmão de Dona Leninha, foi o primeiro jogador de futebol a sair da cidade de Quissamã para praticar profissionalmente o esporte, atuando pelo Botafogo de Futebol e Regatas e posteriormente no Le Havre, na França. Quissamã era o nome de guerra de Fernando, em homenagem à cidade que o viu nascer. A Escolinha de Futebol recebeu o seu nome em junho de 1997, na ocasião em que o atual Estádio foi inaugurado.


O Espaço Cultural José Carlos de Barcellos é local de encontro para pesquisa e conhecimento, que nos possibilita viajar por nossas histórias, e nos possibilita conhecer um pouco da trajetória histórica, política e cultural de nossa cidade. O ECJCB desenvolve o projeto "Quissamã Memória Viva", que tem como objetivo resgatar a memória social da terra, contendo um significativo acervo documental que constitui registros importantes da nossa história. Com carisma, simpatia e gosto pelo trabalho desenvolvido, Dona Helianna Barcellos de Oliveira nos recebeu com muita alegria e hospitalidade, iniciando assim nosso trabalho de pesquisa histórica sobre as manifestações corporais do Norte Fluminense. 

Monaliza de Azevedo Viana - Estagiária de Educação Física 
Gabrielly Barcelos - Bolsista de Extensão
Gabriel Marques - Professor de Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário