quinta-feira, 7 de julho de 2016

III Semana de Cultura e Integração do IFF Quissamã

Nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2016, ocorreu a III Semana de Cultura e Integração, no IFF campus Quissamã, onde ocorreu a apresentação de vários projetos. A recepção dos novos estudantes e convidad@s contou com inúmeras atividades, como teatro, orquestra de violões, palestras e jogos.

Nessa ocasião, o Projeto Cultura Corporal no Norte Fluminense: memória histórica e experiências expôs três banners, divulgando as atividades realizadas nas duas edições dos Jogos internos e na II Semana de Cultura e Integração; nas viagens educativas e culturais; e parte das pesquisas realizadas no Espaço Cultural José Carlos de Barcelos, por meio dos Jornais A Idéa e O Tagarela - este último exposto anteriormente no Simpósio Acadêmico da FAMESC. Também disponibilizamos aos estudantes os materiais utilizados nas aulas de Educação física, para que eles se sentissem à vontade.

Para recepcionar os novos estudantes, realizamos uma singela Gincana de Integração, no terreno da Casa Rosa, localizado na parte lateral do campus e utilizado para várias atividades. Nessa Gincana, desenvolvemos as modalidades de Queimado e Jogo da Velha Humano, além de oferecer horários para receber e tentar realizar atividades propostas pelos presentes.

Poucos conheciam o Jogo da Velha Humano. No início, houve um pouco de dificuldade para realizar a dinâmica. Após prestarem atenção na explicação e na demonstração, ficou mais fácil a aprendizagem e aumentou a empolgação para a continuidade da dinâmica, que foi realizada outras variadas vezes. No jogo de Queimado, o primeiro confronto foi de equipes mistas, veteranos e calouros. Já no segundo, um jogo de veteranos contra calouros, os novatos saíram vitoriosos.
   
Antes do início das atividades, apresentamos o projeto, informando em que ele consiste e suas vantagens, tanto acadêmicas, quanto de vida. Os estudantes gostaram das informações e ficaram bem empolgados, já que muitos já possuem praticas esportivas anteriores.

As atividades foram bem sucedidas. Estudantes tiveram liberdade e ficaram à vontade no processo de socialização a partir dos jogos. A equipe cumpriu a tarefa de passar uma boa ideia sobre práticas corporais, realizando de forma efetiva uma maneira de integração entre os participantes.



Texto escrito pelos bolsistas Gabrielly Barcelos e Ramon Fernandes.
Fotos: Monaliza Viana. 
Vídeo: Ramon Fernandes.
Revisão: Gabriel Marques.









Nenhum comentário:

Postar um comentário