segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

III Encontro de Extensão do Instituto Federal Fluminense

No dia vinte e cinco de novembro de 2015, participamos do 3º Encontro de Extensão do Instituto Federal Fluminense, onde todos os bolsistas, juntos aos seus coordenadores, apresentaram seus projetos para outros bolsistas e para avaliadores, além do coordenador do Painel Temático. Cada projeto teve vinte minutos para ser apresentado, divididos em quinze para os bolsistas e cinco para os coordenadores.
Antes das apresentações, houve seis opções de mesas redondas, escolhidas no ato da inscrição. Participamos da mesa 4, cujo tema abordado foi Cultura e Extensão: diálogos na territorialidade.
Nosso Projeto de Extensão foi inserido no painel 5, que teve como tema a Cultura. Tivemos a oportunidade de apresentar nosso trabalho desde o começo, foi a melhor maneira de mostrar todos nossos avanços até o momento e planos futuros. Dividimos a apresentação do projeto em cinco eixos: a) pesquisa histórica; b) espaços e equipamentos públicos; c) jogos escolares; d) Fazenda Machadinha; e e) terceira idade. Deixamos visíveis os nossos objetivos em relação ao Projeto. 


Apresentamos alguns dos locais disponíveis em Quissamã para a prática de exercícios físicos, cujo mapeamento realizamos. Outro eixo a destacar foi o desenvolvimento de jogos escolares na região, como a OLESQ, que são os jogos estudantis da cidade. Em 2015, apesar de participarmos das reuniões de preparação da realização do evento, eles não aconteceram por motivos de força maior. Demonstramos ainda como foram nossas visitas como forma de premiação e como aprendizado ao Bondinho do Pão de Açúcar, ao Maracanã e à trilha do Morro da Urca.
 Nesse mesmo painel, estavam outros representantes do campus Quissamã, como a professora Anelize e suas bolsistas, apresentando dois projetos: “Práticas Artísticas como suporte para a educação patrimonial”, e “Memórias de Quissamã: Casa Rosa e patrimônio material”. Este último foi destaque no evento, assim como outros do nosso campus, em outros paineis.
Os avaliadores ficaram emocionados com as apresentações dos projetos, cada um com suas características de cultura expressas de diversas maneiras, desde a pintura, passando pela dança, até o esporte. O diálogo foi proveitoso, apontando grande capacidade de acrescentar novas ideias aos demais, por mais distintos que fossem. 
 Aprendemos demais com os projetos e conseguimos também nos emocionar e nos maravilhar, pensando na nossa capacidade de preservar e promover cultura. Percebemos que existem projetos que têm intuitos semelhantes, praticados de formas diferentes. Foi um encontro riquíssimo, realmente de extensão, onde expandimos nosso conhecimento, e fizemos com que os espectadores fizessem o mesmo.

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